Publicado em Dicas, Hot

Instale nova ROM e corrija problemas do Xperia L

[Atualizado 13/07/15] OBS: A um firmware mais recente neste post.

O Xperia L é um aparelho mid end, sem duvidas o melhor de sua categoria, mais lamentavelmente o mesmo venha com alguns pequenos problemas, perda de foco e travamentos na hora de filmar e tirar fotos, perda de coloração dentre outros probleminhas, um gerenciamento de RAM ineficaz o que ocasiona pequenos travamentos, problemas de conexão wi-fi dentre outros. Não demorou muito a Sony se mexeu e já lançou uma update correcional que melhora e muito o funcionamento do aparelho. Lamentavelmente a Sony Brasil é lenta, e não se sabe quando esta update chegara para os usuários Brasileiros via PC Companion, e apenas alguns países Europeus e a Índia (ROM Versão 15.0.A.2.17) foram os primeiros a receberem as updates. Este tutoria ira ensinar a instalar a ROM da Índia, e o melhor, a mesma possui a mesma bandbase do Brasil o que não muda em nada no uso do dia a dia como nossas ROMs.

Vale lembrar que este procedimento não desbloqueia o bootload assim não perde a garantia do aparelho.

O processo foi testado e funciona perfeitamente, mais erros podem ocorrer então faça por sua própria conta e risco. Então fique atento e siga todos os passos do tutorial que tudo sairá bem.

Primeiramente salve todos seus arquivos pessoais que estão no celular.

1) Baixar flashtool

Baixe e instale o flashtool

2) Baixar nova ROM

Nova ROM: Docs Google

3) Depois de tudo baixado  vamos começar a instalação , copie o arquivo baixado  e cole dentro da pasta do flashtool, na seguinte pasta:

C:/flashtool/firmwares

Agora vá na pasta ‘ C:\Flashtool\drivers ‘ e instale os drivers. Marque os seguintes drivers.

Xperia UL Drivers

Xperia A driver

Flashmode Drivers

Fastboot Drivers

Depois de marcados clique em ‘Install’ E siga os procedimentos.

4) Inicie o programa Flashtool.

Clique no primeiro botão que é um “Raio” (Flash Device)

ii

Uma pequena janela se abrira, selecione flashmode e de ‘OK’.

i

Abrira a janela para selecionar a firmware baixada.

(OBS: A firmware que eu selecionei  no print não é a mesma que vocês baixaram no link, mas é só selecionar a firmware baixada e marcar as mesmas caixas de dialogo da imagem)

3

Selecione a firmware baixada e marque tudo que está marcado na imagem!

Marquem  DATA   CACHE    BASEBAND

Após marcarem isso clique em Flash, aparecera a seguinte mensagem ‘Preparing files for flashing’ aguarde até que apareça a seguinte figura:4

Agora é simples.

Desliguem o celular.

Plug o cabo USB somente ao pc.

Com o celular desligado segure o botão de ‘volume para baixo’ e encaixe o cabo no celular.

Segure o botão de volume o tempo inteiro até que a figura suma. Após a figura sumir tire o dedo do botão de volume.

Então o processo iniciara.

Aguarde o fim da instalação desplugue o celular do pc e ligue ele.

Ele irá demorar um pouco para iniciar , não se preocupe, pode levar ate uns 5 minutos …

Desfrutem da nova rom.

As vezes após a primeira inicialização do celular aparecera uma mensagem de carregamento.

E pedira para desligar seu celular, clique no botão de desligar que ira aparecer, espere o celular desligar e ligue-o novamente, isso só ocorre na primeira inicialização após instalar nova rom.

Para usuários do Windows 8, talvez você enfrente problemas ao instalar os drivers, para resolver isso você terá que desabilitar a assinatura de drivers do Windows 8 (se não souber como fazer pesquise a respeito), ao desabilitar a assinatura era estará desabilita apenas em uma reinicialização do sistema fique atento.

(ATUALIZADO) Para algumas pessoas venho a deixar claro que o procedimento acima foi testado no meu próprio aparelho e tudo funcionou como se deve, mais imprevistos e falhas podem ocorrer, por isso faça por sua própria conta e risco.

Algumas pessoas tiveram problemas como 3G, a relatos no próprio Blog que se desmarcar a BASEBAND pode corrigir o problema (isso apenas para pessoas que tiveram problemas com o 3G). No caso você ira transferir a ROM novamente mais com a opção BASEBAND desmarcada.

232 comentários em “Instale nova ROM e corrija problemas do Xperia L

  1. Essa rom é idêntica a BR que nós temos ? Mesma aparência e tudo mais ? (Tirando as melhorias, claro)

    Se tiver algo diferente, vc poderia atualizar esse post com alguns prints dela ?
    Ficarei muito agradecido!

    Abraços!

      1. Cara o link ta corrompido ? Pois estava efetuando o download e no final deu “Erro de rede desconhecido”.

      2. mauricio kra fui atualizar o cel e ficou cm esse problema de so fikr na tela preta cm o nome sony.. ai fiz conforme os passos.. so que meu cel descarregou.. mesmo assim fiz cm ele descarregado.. boto no carregador.. ai mostra o nome sony e fica reniciando.. me ajuda ai..

  2. Oi só pra tirar umas duvidas é porque eu vi em outro tutorial que é pra desmarca a opção BASEBAND é pra marca mesmo? e a outra é só em relação a garantia colocando essa room nova não perde garantia não? vlw ótimo tutorial parabéns!!

    1. É pra seguir exatamente como estão nas imagens amigo, marca apenas o que ta marcado na imagem, e não ira perder a garantia, pois o bootload não foi feito, sendo possível voltar a ROMs Brasileiras.

    2. Complementando a BASEBAND só fica desmarcada quando vc não quer altera-la, no nosso caso a mesma BASEBAND da Índia é a do Brasil, por isso se deve marcar., pra ROM vim completinha

  3. Fiz uma merda com meu Xperia L, socorro!!! dei root nele e instalei um tal de chainfire 3d nele, depois fui fusar ne programa dae meu celular desligou e agora quando eu ligo ele só fica no nome sony, não consigo resetar, não consigo fazer mais nada, se eu fazer esse procedimento de instalar nova ROM eu consigo fazer ele voltar ao normal, me ajudee por favoor!

    1. guilherme, tbm fui atualizar o meu xperia L e tbm ficou assim so com o logo da sony,e nao liga, como vc conseguiu arrumar. obrigado.

      1. O meu xperia L não liga. Trava no simbolo da operadora. O que eu faço, essetutorial resolve esse problema também?

    1. otima rom,a tela do meu xperia l perdia o brilho e voltava segundos depois e agora nao tem mais isso

      1. Vários problemas foram corrigidos, como a coloração e foco das câmeras. Gerenciamento de RAM também melhorou, o aparelho que lamentavelmente é bem limitado, mais pelo preço esta valendo o custo.

  4. Cara perfeito, atualização show, só seguir o tutorial que dá certinho, corrigiu vários bugs do meu xperia. Obrigado ao administrador que postou esse tutorial.

  5. Fiz exatamente como o tutorial,mas não conecta em flash,só em fast.Não precisa do pc companion para instalar drives flash?Uso win xp

  6. se eu instalar essa rom quando sair a atualização pra android 2.2 posso instalar normalmente?

  7. Apareceu isso no log do Flash Tool:
    24/013/2013 17:13:05 – ERROR –
    24/013/2013 17:13:05 – ERROR – Error flashing. Aborted
    24/013/2013 17:13:05 – INFO – Device connected in flash mode
    24/014/2013 17:14:13 – INFO – Device disconnected
    24/014/2013 17:14:23 – INFO – Device connected with USB debugging off
    24/014/2013 17:14:23 – INFO – For 2011 devices line, be sure you are not in MTP mode

    e o cel ligou sozinho, do jeito que estava. Devo tentar de novo?

  8. No meu acontece a mesma coisa do amigo Gerson,mesmo estando com os drives instalados.Já tentei quase tudo;desinstalei pc companion e flash tools,reinstalei os drives manualmente e nada…uso win xp

      1. cara eu instalei o rom e o meu problema com o meu c2104 era
        a conexão com wifi depois q eu instalei o novo rom agara o problema piorou agora não conectar com rede nem uma oq
        q eu fassoo

      1. Consegui agora!
        Só realiza a operação se não selecionar o BASEBAND!
        Não consegui antes pq o BASEBAND estava selecionado!
        Obrigado!

  9. Meu xperia L só esta desligando, e as vezes nao da pra mandar sms e nem ligar. o que sera que pode ser?

  10. Cara tó usado há rom de fábrica,, e realmente tem vários bugs, mais meu maior problema é q o meu ñ quer fzer nenhuma alteração no sistema (alterações detro da pasta system), pois eu tenho root, apps como o root explorer qdo eu abro e navego até a pasta system e do as permissões d root o telefone reiniciar imediatamente o mesmo acontece se eu abri a google player installer, apps como o titanium backup até funciona, mais dar erro quando tento desinstala apps do sistema. Vc também tinha esses problemas? se eu instalar essa rom pode mudar isso?

      1. Na vdd eu fiz sim, o frameroot faz isso num é?, mais cara já atualizei rom pra essa ae, e fiz um novo root, e agora tô podendo fazer as alterações normalmente, gostei muito dessa rom simplesmente ela resolveu tdos problemas notáveis, uma coisa q eu achei bacana foi a nova barra de tarefa, q está presente apenas nos tops.

      2. Ou sobre o 3G cara… logo quando fiz o processo e liguei o telefone, ele também não se conectou ao 3G,ae dei uma olhada nas configurações e vi q ele não carregou os apn, ae adicionei manualmente (apn da vivo), e deu certo, a galera tá fazendo e não tá dando certo? muito estranho.

        1. Isso pode ocorrer, chamamos efeitos colaterais, qualquer processo aberto na hora de fleshar a ROM pode causar pequenas alterações, que bom que vc resolveu o problema.

      1. Amigo, mesmo com o baseando selecionado meu 3g não funciona, já flashes 2 vezes. Como posso voltar a rom original, onde posso baixar?

        1. Vc fez back-up da ROM? Se não vc terá dificuldades para voltar….visite o forum xda e procure lá…. a relatos de pessoas aqui no blog mesmo que resolveram o problema desmarcando a BASEBAND apesar de que ela deve ficar marcada, mais vale a tentativa.

      1. Kra deu tudo certo configurei o 3g mas nao faz ligaçao meu chip é d claro podem me ajudar por favor .

  11. Depois que instalei essa room, meu celular desliga umas 3 vezes por dia, eu bloqueio a tela com o botão e quando vou mexer nele novamente ele esta desligado, não aparece nenhuma mensagem que o celular desligou, como se tivesse tirado a bateria dele. O que será o problema ?

    1. A ROM deve ter corrompido ao fleshar, na hora de transferir a rom é recomendado que não use o computador para outras tarefas ate um player de musica aberto pode causar falhas… de um reset no aparelho ou flesh a rom novamente.

  12. Aqui funcionou perfeitamente !!! Resolveu o meu problema com o Wi-Fi que era o que mais me incomodava neste aparelho…. 2 Dias de uso e já estava irritado com as quedas frequentes do Wi-Fi !!!

      1. Outra problema que melhorou, é que a questão da gestão de memória… Não conseguia instalar quase nada de aplicativo da minha conta da google que já estourava a memória. Agora o único problema que achei que resolveria por conta desta gestão de memória mas não resolveu, é como manter os emails antigos. Nos saudosos Samsungs que tive S3 e S4 (este último roubado no Rock in RIo), você configura na conta quantos emails você quer manter, 25, 50, 100, 200. No XPERIA L não identifiquei como se configura isto, e ao configurar a conta, descarrega apenas os 25 últimos emails. Vou clicando em “Carregar mais emails”, ele vai trazendo de 25 em 25…. mas depois de algum tempo, apaga tudo e mantem os últimos 25. Alguém sabe como resolver isto ???Obrigado, Richard

  13. Tenho instalado flashtools,pc companion e update services,mas não conecta em flash,só em fastboot.Fiz root e o bootloader tá bloqueado

  14. Oi amigo Maurício, eu instalei a Firmware seguindo todos os passos inclusive o de marcar a opção BASEBAND mas agora meu celular não configura as APNs.. Pq será q isso aconteceu? Devo repetir o processo desmarcando a opção BASEBAND? ..fora isso o celular ficou perfeito! E obg pelo post

  15. Sony so0103 ADB Interface Driver;não é este por acaso o driver flash?Tá no gerenciador do pc.Porquê será que o meu aparelho não o identifica?Se alguém souber agradeço de coração…

  16. estava com a rom original, Fiz o root e atualizei para esta versão to tutorial (15.0.A.2.17) agora não consigo mais rotar, nem desbloquear o bootloader, dá erro com o framaroot.
    Alguem coneguiu fazer todos os procedimentos? podem me ajudar?

  17. Tentei de tudo, mas meu 3g morreu. Nao penso em voltar a rom antiga pq essa esta muito otima! Quando aparecer uma solução definitiva ai sim.

  18. Será que alguém saberia me dizer qual parte do celular é responsável pela leitura,ou reconhecimento do drive flash instalado no PC Win XP

  19. WARN – This file is ignored : simlock.ta
    isso é normal? aparece no começo da instalação.

  20. Olá amigo na metade de novembro saira o android 4.2 pra o Xperia L, e eu queria saber se quando sair eu posso atualizar no PC companion normalmente, depois de ter feito esse processo ai

  21. Pessoal, tive o mesmo problema que vocês. Meu wi-fi não parava conectado nem na banda larga de casa, nem no escritório. Fucei um monte no aparelho, na internet, fiz todas as configurações que instruiam, inclusive as que constam aqui neste forum, e nada resolveu. Eu já estava a ponto de levar o aparelho na garantia, mas queria evitar isso, para não ficar 1 mês sem celular. Bem, entrei no suporte da Sony, que me instruiu a reinicializar todo o sistema operacional do aparelho, mas antes fazer o backup de todos os dados. Eu queria evitar este procedimento, pois o backup não salva os aplicativos baixados (e eu tinha um monte). Bem, como eu não encontrei outra solução, resolvi seguir as instruções da Sony. Para a minha felicidade, DEU CERTO! Já faz 1 mês que fiz isso e estou com o wi-fi funcionando perfeitamente em qualquer modem de qualquer local em que estou. Portanto, fica aqui a dica. Espero ter ajudado. Abraço.

  22. Bixo muito obrigado so tive problemas em colocar meu cabo na hora certa mais, assim que sumia a tela eu larguei o botao e ele continuou perfeito ta rodando sem problemas ! me adiciona no face se puder desde ja te agradeço e muito!

    uma dica se nao conseguir no seu pc tente em outro!!

  23. Boa tarde !!! Quando fiz este procedimento deu tudo certo. Porém, hoje saiu a atualização 15.3.A.0.26 com o Android 4.2.2, atualizei e o meu 3G não funciona !!! O que faço ???

  24. Com o celular desligado segure o botão de ‘volume para baixo’ e encaixe o cabo no celular. nessa ultima parte a imagem não some eu cansei de apertar o volume – e a imagem não some alguem ai pode me ajudar?? Xperia C2104

  25. O meu também apareceu “WARN – This file is ignored : simlock.ta”
    E a instalação não prossegue. Meu cel também não está mais ligando, quando eu vou ligar ele vibra e não liga. Quando eu coloco o cabo acende a luz vermelha, muda pra verde e depois apaga. Nada mais está funcionando.

  26. Mesma coisa aqui Luiz… interrompi a instalação, não continuava, e agora meu celular já era. Tô tentando utilizar o backup que tenho aqui pra por no celular, mas nada. Tamo na bosta.

  27. Amigo bom dia essa rom serve pra Xperia ir 30 se não vc saberia uma pra corrigir uma rom pois o meu fica se desligando e só funciona ligado na tomada no carregador ok

  28. tentei atualizar meu celular xperia L e deu erro, só que agora ele nao liga!!! ja lguei pra SONY e me orientaram pressionar o botao – do volume junto com o ON/OFF mas nao adiantou nada! alguem pode me ajudar?

  29. baixei a versão flashtool 1.1 para instalar os drivers do Xperia L. No entanto, não aparece os drivers para o XperiaL, aparece para vários outros modelos como o XperiaZ, U, S. Você poderia me dizer quais drivers eu seleciono para o XperiaL? ou preciso baixar outra versão do flashtool? socorooooo alguém me ajudaaa

  30. Obrigado amigo, com seu tutorial consegui ressuscitar o emu aparelho após uma mal sucedida atualização para 4.2.2. Tava já jogando o aparelho fora. Muito obrigado.

  31. Pessoal por favor me ajudem hoje atualizei meu xperia L e assim que terminei a atualização a câmera parou de funcionar, agora está dizendo câmera indisponível

  32. Olá, bom pessoal, eu estava atualizando o meu Xperia L e simplesmente sai, quando voltei meu computador tinha desligado, e meu celular não completou a atualização, ele só aparecia na tela escrito ANDROID e não ligava, ficava nisso apenas. Liguei na assistência técnica pois ainda está na garantia e me passaram o programa PC Company para baixar e tentar restaurar o sistema, porém não deu certo. Eu mandei para a assistência. Mas alguém saberia me dizer se isso tem conserto ? Estou com medo dele não ter conserto . Obrigada desde já !

  33. Alguem sabe a diferença entre o 2104 e 2105? Eu comprei o 2104 nos EUA e o 3g nao funciona no brasil. Alguem sabe pq?

  34. O meu Xperia L estava quase a todo momento reiniciando eu não estava aguentando mais isso e acabei de fazer estes procedimentos, até o momento está otimo, só o Wifi não consigo conectar mais, mim ajuda ai om alguma solução, desde já agradeço pelo belo tutorial, Brigadão. até mais….

  35. Olá amigo
    eu instalei td direito como vc disse
    so q depois de um tempo quando estar com fone de ouvido o cell reinicia ja restelei umas 3 ou 4 vezes e continua o problema.
    me da uma luz pf.
    desde ja obrigado

  36. Quando abri a janela pra selecionar a firmware baixada só mostra a Device X10, Version V1… O que eu faço?

  37. Olá, fui fazer a atualização do meu xperia l, só que agora só fica na tela sony e não liga mais. Se fizer isso meu cel volta a funcionar? e se fizer perco minha garantia? estou desesperada.
    meu android é 4.2 se não me engano, se fizer isso ele ficará com a mesma versão do android?

  38. o meu deu de boa o procedimento ensinado pelo Mauricio.. mto obrigado … o meu xperia tava reiniciando mto do nada … nao marquei base band pq vi que deu paw e consertou depois q fizeram sem baseband marcada.. ate agora o que percebi foi que a bateria vai embora rapidinho com a wire ligada… vou atualizar pq ele ta pedindo atualizando da versao e postarei feedbacks mas de boa o procedimento …. posta como faz o bootloader eu tenho o tuto se precisar da o toque ….

  39. Essa Rom melhora o desempenho da bateria? Minha bateria só está durando 4 horas com uso de 3G ou Wi-Fi intenso.

  40. Boas!
    Moro em Portugal,após uma atualização ,o celular não inicia mais,ficou tudo preto o visor!Como posso corrigir isso? Xperia l

  41. Olá, esse procedimento funciona no Xperia t ? no caso, eu já baixei a nova ROM do Xperia … posso fazer esse procedimento com o flash tool e na hora de marcar a ROM baixada, marcar a que baixei pro Xperia t?

  42. cara,meu celular nao esta mais conectando no wifi, o que faço? (obs:ja testei em varias outras redes e nao conecta!)

  43. Boa noite, moro em Portugal.
    Eu estou com um pequeno problema no meu Xperia L.
    É que o meu Xperia L reinicia do nada, porém isto acontece quando tenho o wifi ligado e estou a navegar na internet (ou não) e reinicia com mais frequência se tiver o auricular ligado. Do resto ele nunca reiniciou noutra operação qualquer.

    Já não é a primeira vez que ele reinicia, mas depois volta tudo ao normal.

    Será que com esta atualização ele funcionará normalmente?
    Eu comprei-o em inícios de novembro, mas não queria mandar para a garantia pois ficarei mais de 1 mês sem ele.

    Se puderem ajudar, ficarei muito agradecido.
    Obrigado, desde já.

  44. oiii Sou Douglas . tenho um Xperia L , estou com duvidadas em atualizar ele , vale mesmo a pena ? mim responda quem já atualizou . OBG desde já .

  45. aviso que esta dento problemas com wifi desmarca o baseband e instala ai o wifi funciona descobri por que li o necosso do 3g ali em cima

    1. o problema que você diz é sobre o wifi não conectar? depois dessa ROM meu xperia L passou a encontrar as redes porém não conectar.
      Se desmarcar a opção BASEABAND será que resolve este problema?

  46. O meu ficou excelente após a atualização, porém depois de um tempo com o aviso da atualização pro android 4.2.2, eu decidi atualizar. Eis que vieram os problemas, com 5 dias o celular começou a reiniciar do nada, e não era mal contato no chip pois ele sempre dá o aviso quando o chip é removido. Reiniciava, e quando terminava de ligar, a tela travava antes de desbloquear e já reiniciava, ficava assim por horas.
    Encorajo a atualização pra rom indiana, porém não recomendo a atualização que fica disponível após a instalação desta rom!

  47. meu xperia L ja faz 20 minutos q nao liga depois de tirar o cabo usb ja tirei a bateria e tudo, só fica na tela ”sony”

  48. será que instalando essa ROM indiana,corrige um erro na camera,qndo eu ligo a camera aparece isso:ERRO,A CAMERA NÃO ESTÁ DISPONIVEL…

    1. corrige sim! eu instalei esta ROM pcausa deste problema e ela voltou a funcionar normalmente. 😀

  49. Acima é o link para configurar manualmente a apn de todas as operadoras, eu fiz no meu xperial e a 3g com a baseband desmarcada funcionou apos configurar …se alguem tiver duvidas em instalar a rom, desbloquear o bootloader e fazer root acessa no meu face que ajudo …

  50. pode me ajudar? meu aparelho quando ligo a tela fica preta, mas dar pra ver a claridade q ele ta ligado…uso ele normalmente quando tiro a bateria e coloco de novo,,ai depois qndo passa umas hrs sem eu mexer na tela,,quando vou mexer nele a tela ta preta de novo,,e so volta a vida quando tiro a bateria novamente,,,detalhe..se eu n tirar a bateria,,ele fica tipo com essa tela até descarregar…faço isso ai ou levo na garantia?

  51. Eu tenho um xperia L c2104, sigo o passo a passo. Porém quando conecto o celular desligado com o botao de volume pressionado nao acontece nada.

  52. Parabéns cara vc me salvou, meu celular voltou a funcionar a camera muito bem, ficou bem rápido e resumindo nem o atendimento do sony resolveu o meu problema, só resolvi lendo seu tutorial e seguindo passo a passo, não tem erro é só seguir da sua maneira que da tudo certo… e como vc disse desmarcando o BASEBAND vc não terra nenhum problema com sua internet..

    MUITO OBRIGADO MESMO !!!

  53. Meu Xperia L mesmo com o chip não deteta a rede, da operadora, o que posso fazer para resolver este problema no meu celular necessito de ajuda urgente….

  54. Travoou aqui:

    15/014/2014 19:14:26 – INFO – For flashtool, Unknown Sources and Debugging must be checked in phone settings
    15/014/2014 19:14:27 – INFO – Device connected in flash mode

  55. Nao resolveu mauricio da o mesmo problema, fiz um reparo pelo pc companion, e nada. to querendo trocar a rom, mais meu pc e windows 8.1 e ain instalei o Flashtool na hora de instalar os drives na hora de marcar isso
    Xperia UL Drivers

    Xperia A driver

    Flashmode Drivers

    Fastboot Drivers

    quando termina da erro …

  56. Putz cara muito obrigado, resolveu 100% os meus problemas . Muito Obrigado por compartilhar seus conhecimentos para com os usuários.

  57. Ola seu post resolveu o meu problema. meu xperia l reiniciava toda hora nem dava p usar. Agora eu consigo fazer e receber ligações mas deu pau no wifi que não ativa, parece que não tem drive p wifi, a net da tim num da p baixar app nenhum. tentei voltar p rom antiga mas volta a reiniciar o tempo todo. vc ou alguém por ai sabe como resolver? não queria ter que mandar p assistência =(
    pow obrigadão! ta sem wifi mas da p usar !!

  58. ola.
    amigao eu vi seu post e segui todos os passos.tudo foi blz,ate que quando começa a instalar a room ele trava no comecinho e depois de um tempo ele dis que deu erro.por que nao concegui instalar se todos conceguirao?sera que tem alguma coisa que se possa fazer.depois que eu realizei o processo meu xperia nao liga mais.ele so ascende o lede do aparelho na cor vermelho e pisca duas veses,mas nao liga mais.me ajude estou desesperado

  59. Quando eu conecto o meu Xperia-L no meu PC, e entro no gestor de ficheiros, aparece as pastas, tudo certo, mas quando eu abro (exemplo) uma pasta de fotos da câmera ou a pasta .thumbnails, as fotos não abrem, tipo, aparecem mas não abrem, e eu queria mover elas (as fotos) para o meu pendrive, mas não tem como pois não aparece a imagem, e não dá pra mim saber qual eu vou mover. O que eu devo fazer?

  60. Meu Xperia L não desliga O.O (só desliga se estiver sem bateria) eu aperto o botão para desligar e ele desliga e liga sozinho de novo sem eu apertar o botão power, gostaria de sabe se eu fazendo este procedimento ele resolverá esse problema, pois quero atualizar o seu android e para atualizar preciso dele desligado.

    1. Pessoal o meu Xperia L só está dando erro na câmera toda hora, vcs sabem dizer se fazendo esse procedimento corrigi esse problema?

  61. Meu xperia L n tem nem um mês e estou com um problema na camera, dá a seguinte mensagem: Erro, a camera n está disponivel. Acha q se eu fizer essa atualização vai parar de dar esse problema?

    1. O MEU ESTA COM O MESMO PROBLEMA … EU SEGUI O TUTORIAL AQUI E A CAMERA VOLTOU A FUNCIONAR LINDAMENTE, POREM NÃO CONSIGO CONECTAR A INTERNET DE CASA PELO WI-FI MAIS…. SOCORRO !!

  62. Boa noite, meu xperia l vem apresentando problemas como wifi. Faz com que ele trave e desligue quando tento usar o wifi, Mas o número de versão pe 15.3.A.1.17. Esse que você disponibiliza para download é uma versão anterior a que tenho no meu?

  63. Posso realizar esse procedimento com o Xperia ZQ??? Ele está no bootlooping (liga e desliga sozinho sem parar) … Já fiz a atualização de sistema e não resolveu nada…

  64. Meu Marido Atualizou o Android do meu Xperia Pro e o aplicativo de mandar mensagens SMS tradicional por operadora sumiu. Alguém sabe como resolvo isso… Não recebo, não envio e nem visualizo as mensagens antigas.
    Por favor, preciso mesmo desse aplicativo ou programa… ???

  65. Muito obrigado funciona mesmo.
    Só não esqueçam de descompactar o drive do Xperia L (C2104_15.0.A.2.17_India) da pasta C:\Flashtool\firmwares.
    Se não fizer esse procedimento não irá reconhecer o drive.

  66. Perfeito! A medrosa aqui perdeu mais tempo decidindo entre mandar pra assistência ou tentar o processo. Preferi fazer o procedimento! A primeira coisa que fiz ao iniciar foi testar a câmera, que tinha parado de funcionar. Ficou ótimo!

    Para quem ainda não fez o procedimento, LEMBRE-SE de reiniciar o seu Windows logo após instalar o Flashtools e os drivers, assim eles carregam junto com o sistema e a mensagem “ERROR – Error flashing. Aborted” não aparecerá quando você flashear seu Xperia.

    Obrigada, Maurício!

  67. cara não funcionou cmg, wi-fi e 3g não funcionam.. o wifi fica tentando ligar mas nunca consegue concluir a busca e desliga de novo, fica nesse ciclo, mas não reinicia o aparelho. E o 3g eu ligo mas não dá sinal nem conexão. O qe eu faço?

  68. Mermão salvou legal. Agora só falta conseguir dar um bootloader nele, está bloqueado p/Nextel….Alguma dica?
    Anteriormente tentando coloquei ele em um boot eterno…Ressuscitado
    pelo seu tutorial…

  69. Andei por milhares de sites, e nada, fiz todo tipo de miséria com esse celular, eu achava que ia quebrar a tampa da bateria para ligar ele, mas esse tutorial salvou o dia, ou melhor a madrugada…muito obrigado.

  70. 17/018/2014 07:18:08 – INFO – Flashing finished.
    17/018/2014 07:18:08 – INFO – Please unplug and start your phone
    17/018/2014 07:18:08 – INFO – For flashtool, Unknown Sources and Debugging must be checked in phone settings
    17/018/2014 07:18:08 – INFO – Device connected in flash mode

    ola esse e o fim da instalação? pois apartir desse ponto nao executa mais nada
    o processo foi feito anteriormente porem nao conectava a internet tanto por wifi quanto por 3g fiz o processo desmarcando a opção bansend vou verificar noque da agora

  71. Houve um
    WARN – This file is ignored : simlock.ta
    durante o processo, ocorreu tudo bem, porém ele não conecta a wifi mais.
    como conserto isso ?

  72. por favor me ajudem fui atualizar o software do celular pois o mesmo pediu só q quando eu tirei o celular nao ligou mais ficou só com o nome sony na tela por favor me ajudem estou deseperado minha mãe comprou o cel hj por favor!

  73. Maurício, muito obrigado pela colaboração com esse post. Meu Xperia L estava lento que nem uma lesma. Atualizei com essa rom, (no meu caso so funcionou sem marcar a opção Baseband) e ele está perfeito. Recomendo a todos que tem esse problema de lentidão e falta de memória que o façam.

  74. ola mauricio, o arquivo ftf nao aparece no diretorio do flashtool, e o arquivo esta na pasta firmwares dentro do flastool, o que faço?

  75. Fiz um backup e quando reiniciei o telefone ficou sem sinal, já troquei o chip, mas os chips funcionam nos outros aparelhos… Oq faço?

  76. Mauricio, boa tarde.

    No inicio da semana tentei trocar a ROM do meu celular por uma da cyanogenmod com o android 4.4.4, mas ao realizar o desbloqueio do bootload meu celular travou e nao saia da tele inicial (logo da operadora). Acabei procurando alguem que pudesse recurprar, e deu certo, mas voltou para ROM original, com o android 4.1.
    O celular não está a mesma coisa, meu facebook não funciona com a rede 3g, e os aplicativos da sony (fotos, videos, walkman) não atualizam.
    pelo update center aparece a disponibilização da nova atualização 15.3.A.1.17 mas ao tentar o inclusive pelo PC Company diz que ocorreu o erro 2003 (erro ao iniciar o robo de atualização).
    Não quero correr o risco de ter o celular travado novamente, mas pelo que li este seu tutorial faz de forma que não temos este risco, certo?
    Me da uma de como fazer de forma mais garantida. Obrigado

    1. Esse tutorial é apenas para atualização entre ROMs stock, não tem erro se seguir todos os passos, você pode pular ate para a mais atual do seu aparelho sem problemas, se ele ficara legal, isso não se tem como saber, principalmente se voltando a stock o back-up da partição TA foi feito quando você saiu da Cyano.

  77. Boa noite, to fazendo o processo agora no meu aparelho, o flashtool que instalei é o x64 pq meu win7 é tbm, instalei tudo direitinho, instalou o drive SEMC S1, blza, comecei o processo e tem meia hora que a barrinha ta parada

    Não muda, nem sai dessa parte, é normal demorar assim?

    13/017/2014 19:17:39 – INFO – Current device : C2104 – BY900DC3Q2 – 1272-4136_R5B – 1269-5420_15.3.A.1.17 – WORLD-a_15.3.A.1.17
    13/017/2014 19:17:39 – INFO – Start Flashing
    13/017/2014 19:17:39 – INFO – Processing loader
    13/017/2014 19:17:39 – INFO – Checking header
    13/017/2014 19:17:39 – INFO – Flashing data
    13/017/2014 19:17:39 – INFO – Loader : S1_Root_dbe9 – Version : loader_MSM8X30_10 / Bootloader status : ROOTABLE
    13/017/2014 19:17:41 – INFO – Processing partition-image.sin
    13/017/2014 19:17:41 – INFO – Checking header
    13/017/2014 19:17:41 – INFO – Flashing data
    13/017/2014 19:17:41 – WARN – This file is ignored : simlock.ta
    13/017/2014 19:17:41 – INFO – Processing kernel.sin
    13/017/2014 19:17:41 – INFO – Checking header
    13/017/2014 19:17:41 – INFO – Flashing data

  78. Ola minha camera ta dando isso quando eu tento abri-la ” A camera nao esta disponivel” oque eu faço me ajudaa??

  79. Precisa ter o bootloader bloqueado pra instalar essa rom? é porque eu instalei a cm11 e não funcionou wifi, então baixei uma rom indiana da sony de versão diferente, e coloquei, mas o problema continuou e ainda ficava reiniciando toda hora sozinho. então voltei pra cm11 denovo agora, e vou tentar essa agora. Ajudem PELO AMOR DE DEUS!!!!

  80. Por Favor,
    Meu Xperia L fica reiniciando sozinho e percebi que isso acontece principalmente quando vou utilizar a internet no celular.
    Gostaria de saber se seguindo esses passos do tutorial, resolveria meu problema com o aparelho.

    Obrigada.

  81. Na ultima atualização do Brasil o meu Xperia L C2104 parou de funcionar a câmera, coloquei essa rom e voltou a funcionar; só que fica sugerindo uma nova atualização que instalada faz parar a câmera novamente, reinstalei e não quero atualizar mais.

  82. Link da flashtool está fora do ar! O meu Xperia L não conecta no wifi, quando ligo o wifi ele trava e fica reiniciando. Me ajuda por favor 😦 não consegui baixar flashtool.

  83. Alguém conseguiu arrumar a wifi para me salvar? Usei esse tutorial, marquei a baseband e meu wifi parou de funcionar. Já instalei várias roms, marquei e desmarquei baseband e nada. Por favor!

  84. 28/024/2015 16:24:42 – ERROR –
    28/024/2015 16:24:42 – ERROR – Error flashing. Aborted
    28/024/2015 16:24:43 – ERROR – Drivers need to be installed for connected device.
    28/024/2015 16:24:43 – ERROR – You can find them in the drivers folder of Flashtool. o que eu faço?

    1. Instale os drivers corretamente, caso vc use windows 8.0 ou 8.1 é necessário desativar a assinatura de drivers para poder realizar a instalação dos drivers do aparelho e Flashtools, pesquise como desabilitar a assinatura no Google.

  85. Meu xperia l não funcionava a câmera há um bom tempo, seguindo esse tutorial ela voltou ao normal.
    Só uma dica tanto o 3G quanto o Wi Fi só funcionaram quando desmarquei a Baseband no flashtools.

    muito obrigado ao SEMPRE A MAIS.

  86. O meu aparece: erro a camera nao edta disponivel. vi em posts q o root resolve. esse resolve tambem?

  87. Instalei a ROM exatamente como explicou acima. Porém o Wi-Fi e o Bluetooth não ativam mais. Antes o Xperia L ficava reiniciando sozinho e só depois de um tempo parava de reiniciar e ficava normal. Agr parou de reiniciar, porem o Wi-Fi e Bluetooth não funcionam mais…

    Reinstalei a Rom original Brasil, do link abaixo, com os mesmos procedimentos mas mesmo assim não funciona!

    Oque posso fazer para corrigir este Erro?

    1. Amigo esse é um tutorial antigo, aqui no Blog a tutoriais mais novos de como criar uma ROM FTF e Fleshar com o novo Flashtools, recomendo que vc os leia e realize os novos procedimentos.

  88. Olá!!
    Alguém poderia me ajudar ?
    Mesmo com os drives instalados, o meu xperia L não entra no modo fastboot e nem no flashmode. Com o volume (+/-) pressionado em seguida o cabo, não tem nenhuma reação, daí não consigo trocar a ROM, pois o 3g não funcionou corretamente….
    meu email- leomdeoliveira@hotmail.com

  89. manda um linq valido dos dawnloads por favor, os linqs que você ta fornecendo não estão fucionando, a minha câmera não pega e eu vou far esse procedimento p/ ver se pega! mais como fazer sem conseguir fazer o download do programa e dos drives?

  90. Maurício, me perdoe por fazer estas perguntas, são simples mas estou com dúvida. O passo 3 e 4 deve ser feito com o celular plugado na USB e no PC? Quando vc diz “instale os drives” eles serão instalados no PC?
    Sei que são perguntas bobas mas é que nunca fiz um procedimento desses antes então tenho medo de algo dar errado. (meu windows é o 7)

      1. Certo, obrigada pela resposta, e o passo 4 (quando se utiliza o flashtools) é com o celular conectado no pc? li em outros comentários alguém falando do programa Sony Ericsson Update Service, tenho que usa-lo mesmo? mais uma vez me desculpe pelas perguntas e desde já agradeço sua ajuda! =]

  91. Boa noite Mauricio , muito bom seu tutorial amigo, mas esta aparecendo essa inf:
    INFO – For flashtool, Unknown Sources and Debugging must be checked in phone settings

    NFO – You must have the according fsc script to flash this device.
    12/039/2015 00:39:38 – INFO – You must have the according fsc script to flash this device.
    12/039/2015 00:39:38 – INFO – Flashing finished.
    12/039/2015 00:39:38 – INFO – Please unplug and start your phone
    12/039/2015 00:39:38 – INFO – For flashtool, Unknown Sources and Debugging must be checked in phone settings

    V INFO – Transfer buffer size : 262144
    12/039/2015 00:39:38 – INFO – You must have the according fsc script to flash this device.
    12/039/2015 00:39:38 – INFO – Flashing finished.
    12/039/2015 00:39:38 – INFO – Please unplug and start your phone
    12/039/2015 00:39:38 – INFO – For flashtool, Unknown Sources and Debugging must be checked in phone settings

  92. Boa noite Mauricio, estou tentando a dias mas não estou conseguindo, fiz todo o processo, tentei em outros pc e sempre aparece essa mensagem:

    Start Flashing
    INFO – Processing loader.sin
    INFO – Checking header
    INFO – Flashing data
    INFO – Loader : S1_Root_dbe9 – Version : loader_MSM8X30_10 / Boot version : S1_Boot_MSM_8X30_R1_25 / Bootloader status : ROOTED
    INFO – Transfer buffer size : 262144
    INFO – You must have the according fsc script to flash this device.
    INFO – Flashing finished.
    INFO – Please unplug and start your phone
    INFO – For flashtool, Unknown Sources and Debugging must be checked in phone settings

    e a partir dai não continua mais , e que sera que pode ser, já instalei os drivers,Fiz todo o processo mas mesmo assim não deu certo. no aguardo Obrigado

  93. Ajuda!!!

    Quando eu conecto o USB no Aparelho a Imagem some + da erro depois. >> 18/035/2015 22:35:39 – INFO – For flashtool, Unknown Sources and Debugging must be checked in phone settings <<<

    O Meu é o Xperia L

  94. Amigo, meu celular ficou sem som no earphone (quando encosta a cabeça no cel), só consigo ouvir pelo speaker, ligação só em viva voz, será que fiz algo errado ? melhor reinstalar o programa e os drivers em outro pc e tentar denovo ??

  95. Amigo, estou tentando mas não aparece a opção wipe “data” “cache” e exclude “baseband”.
    No meu aparece apenas para selecionar wipe “Userdata”. Nem aparece a opção exclude “baseband”.
    O que eu faço?
    Valeu!

  96. minha camera voltou a funcionar ,ficou perfeito porem minha internet tanto movél tanto wifi nao quer conecta ,tem algo que interfere?

  97. Coloquei meu celular para atualizar , porem agora ele ta ligando e desligando a horas , já redefini ele e mesmo assim continua reiniciando .. somente com o wifi ligado ele faz isso , quando ta desligado ele funciona normalmente. Alguem pode me ajuda ? Obrigado.

  98. Pow cara to na mesma situação, então instalei essa rom da índia, a opção baseband não tem, e agora alem de reiniciar com wifi ligado o celular diz q o chip é invalido….

  99. ae cara me responda uma coisa… meu Xperia l c2104, funciona tudo perfeitamente ja á 2 anos, só que eu só usava sempre a memória interna dele, só que agora com o whats app ele exige mais memória, pois são muitos as imagens e videos etc… ai comprei um cartão de memória de 8gb , só que eu conecto o cartão sd nele, e não aparece, como se o leitor de cartão não funcionasse… sera que com essa nova Room, vai resolver o único problema que meu celular tem??? sera que dai não ira aparecer novos problemas dai????

  100. primeiro instala tudo no computador e depois pluga o celular no computador, ou instala tudo direto no celular?

  101. Bom, primeiramente, Boa noite.
    Há alguns anos deixei meu Xperia L cair no chão , não sei como mas, quebrou as duas câmeras, neste caso seria bom se eu baixasse esse aplicativo?
    Desde já obrigada ..

  102. Boa noite amigos o meu xperia L quando desbloqueio ele fica abrindo app sozinho entra no google cromo sozinho e pra digitar qualquer coisa no zap ou qualquer outro tipo de msg fica trocando de teclado de letras para numeros ja troquei a rom uma vez ficou bom mas depois voltou a fica do mesmo jeito algueim poderia me ajudar ha tbm ja passei ele no Sony PC Companion 2.1 e continua na mesma.

  103. Cara, fiz tudo certinho, de boa. instalei essa room ae de boa. meu telefone ele estava ligando e reiniciando, tinha rola que ele ligava com wifi e tinha hora que ligava sem wifi. Mas o mais engraçado é que ele só pegava quando o wifi dava sinal, aí dava pra mexer de boa. Agora instalei essa rom, ta suave tudo perfeitamente bem, porem, meu wifi não liga, nem o meu bluetoofh. O que devo fazer?

  104. Meu xperia Laparece o seguinte erro “Câmera não disponível.”
    Não sei como salvar os arquivos.
    Tenho medo de perder tudo.

  105. Fiz o procedimento e o wifi e o bluetooh nao funcionam já baixei outras roms e nada já coloquei a basenand desmarcada e marcada e continua o problema o que fazer?

Deixe um comentário